top of page

MAIS CONTEÚDO PARA VOCÊ

EMPREENDER PODE SER O PRÓXIMO PASSO DA SUA CARREIRA

Data: Quarta-feira, 14 de julho de 2021


Em um país com 14.8 milhões de desempregados, criar uma fonte de renda é necessidade.


Ei, você que está insatisfeito profissionalmente, já pensou que empreender pode ser o próximo passo para a sua carreira? Esta ideia já pode ter passado pela sua cabeça, nem que seja por uma única vez, pode confessar.


E agora, com o crescimento acelerado do desemprego pode ter uma pulga atrás da sua orelha, e você deve estar se perguntando:


Será que é o momento para investir no meu plano B?

Ou, será que eu deveria ter um plano B?


Neste momento torço para que você não tenha feito a última pergunta e sim a primeira, pois todos deveríamos ter pelo menos um plano B, mesmo que ele não seja necessário.


Bom, no meu caso ter um plano B sempre foi muito importante, sempre tive muito apreço pelos meus, hoje como empreendedora sinto ainda mais necessidade, tenho algumas opções que guardo na manga, com muito carinho e sempre antenada para manter tudo fresco, sei que a qualquer momento essas opções podem se fazer meu plano A.

No momento em que nós estamos - segundo semestre de 2021, em um ano turbulento, cheio de altos e baixos, colocar nossos sonhos profissionais em perspectiva não tem sido fácil, cada um se agarra onde pode e sente que tem mais chances, e nesse vai vem com mais de 14 milhões de desempregados no país, empreender já deixou o lugar de sonho e se tornou uma necessidade, em grande parte dos casos.

E por que se tornou uma necessidade?

Para gerar renda. Criar uma ocupação profissional possível. Colocar a serviço das pessoas aquilo que se sabe fazer de bate e pronto, sem ter que investir tanto. Para conseguir fazer um dinheiro e honrar seus compromissos. Parecem motivos básicos não é mesmo? E são, neste momento há muita gente com necessidade do básico.


Quando o desemprego cresce de forma galopante, o empreendedorismo acompanha, simplesmente porque as vagas no mercado tradicional não suportam a quantidade de pessoas que perderam seus trabalhos, muitas vezes a pessoa também não tem a qualificação para os novos trabalhos que aparecem, aí a situação fica séria, porque tem gente querendo trabalhar e que não está preparada para fazer aquele trabalho.

Então como a gente resolve essa situação, um tanto delicada e muito penosa para quem enfrenta?


Aqui no Brasil, muitos que tem alguma habilidade, talento, produto ou serviço que podem oferecer, mesmo que não estejam ligados com a sua "profissão" anterior, começam a oferecer, criar renda a partir disso.


Muitos negócios nascem da necessidade de conseguir pagar as contas. E é importante falarmos sobre isso, principalmente pelo culto que a última década trouxe em relação ao empreendedorismo, promovendo essa trilha como o caminho mais bem sucedido. Não, não é, empreender é uma das possibilidades de carreira.


Entretanto, as vezes é o caminho disponível naquele momento para você fazer acontecer, criar dinheiro na sua mão e fazer o que precisa ser feito.

Portanto, existem inúmeros formatos de carreira, sabemos disso e precisamos entender isso, porém no Brasil, diante deste contexto econômico que nós vivemos, empreender pode ser sim o próximo passo da sua carreira, não apenas por necessidade, mas também porque você pode se antecipar, se preparar e escolher.


Dariane Gatto, sócia fundadora do Instituto Kaz, Kaz Coworking e criadora do Mulheres que Lideram. Atua como Estrategista de Negócios & Mentora para Líderes e Empresários, especialista em gerenciamento de projetos, gestão de mudanças, gestão pública municipal e pós-graduanda em marketing e negócios digitais, master coach, certificada DISC, QEMP, ALPHA, HCMBOK e PMP, com mais de 1000 líderes impactados por seus programas e mais de 100 empresas atendidas para desenvolvimento de seus negócios, sócios e lideranças.

bottom of page