top of page

MAIS CONTEÚDO PARA VOCÊ

[ALERTA] Você não precisa fazer tudo sozinha

03 de agosto de 2021

Desenvolver um negócio não é tarefa fácil, mas pode ser mais simples se você contar com a ajuda de uma mentora.



Empreendedoras e empresárias sabem o desafio que envolve criar um negócio do zero, torná-lo saudável, atrativo e rentável.


Não é uma empreitada que atraia quem busca segurança e previsibilidade. Ter um negócio é sinônimo de gerir riscos e fazer com que ao final de tudo se tornem oportunidades.

Porém nem todas as pessoas que iniciam esta jornada estão conscientes de todos os percalços que irão encontrar, a quantidade de informações e novas competências que precisarão desenvolver, como sua liderança pessoal e profissional será fundamental para que esse negócio de fato decole.

É aí, exatamente neste ponto que entra o papel de uma mentora de negócios, ter alguém mais experiente ao seu lado, transferindo conhecimento, lições aprendidas, práticas que já deram certo e outras que foram um fracasso para te ajudar a olhar por outro ângulo.

É importante reconhecer também que quando um negócio é criado, se assemelha a um "filho" para quem o criou. Já viu alguma mãe achar o próprio filho feio? Aposto que não.

O mesmo acontece com um projeto, um negócio, como foi concebido e criado na maior parte das vezes por uma especialista e não por uma empreendedora, a capacidade de ver os pontos que não funcionam, reduzem a atratividade do negócio, gera prejuízo e limita o crescimento, porque o lado emocional está fortemente envolvido, o eterno dilema entre o criador e criatura.

Ter uma mentora é ter alguém que vai dividir com você o que possui de melhor, sem o "apego emocional" ao negócio, além do que ao final a tomadora de decisão ainda será você. Esta profissional algumas vezes trará situações que parecem obvias, porém ficará claro que apesar de óbvio, nunca houve uma ação sobre isso, portanto está limitando neste exato momento o crescimento da sua empresa.

Outras vezes, durante a mentoria de negócios você sentirá que fez grandes descobertas e avanços, que todos deveriam saber mais sobre aquilo para suas empresas decolarem, porém aos poucos vai ganhando consciência que a mortalidade das empresas é tão alta no Brasil justamente por boa parte das pessoas acreditarem que são capazes de construir um negócio do zero sem ajuda de um profissional mais experiente, uma mentora.

No que o comportamento "eu já sei, me viro sozinha, não preciso de ajuda” resulta?

Em falta de resultados, trabalho excessivo, retrabalho, desgaste emocional, desequilíbrio financeiro, dívidas, estagnação do negócio e das pessoas, isso tudo a curto prazo. No longo prazo os resultados são ainda mais graves e sabemos que resulta em grande parte no fechamento da empresa, ou seja, em média após 5 anos de um esforço hercúleo para fazer funcionar, sem sucesso, a pessoa concluí que o seu sonho do negócio próprio precisa ser morto, por falta de estratégias vencedoras, o sonho se tornou um grande pesadelo.

Então, como uma mentora de negócios pode te ajudar a ter um negócio de sucesso?

Dividindo com você:

  1. A experiência de quem já fez e teve sucesso no que você está iniciando;

  2. Métodos para desenvolvimento de negócios que funcionam na prática e não ficam só "gastando seu tempo e dinheiro";

  3. Análise e troca constante sobre os riscos e oportunidades do seu negócio, com um olhar profissional e imparcial;

  4. Especialização de quem atua em diversos outros negócios, portanto possui sensibilidade para as tendências de mercado;

  5. Desenvolvimento de estratégias já testadas anteriormente para aplicação na estruturação e crescimento da sua empresa;

  6. Foco para se dedicar ao crescimento do seu negócio com prioridades claras e definidas;

  7. Planejamento de resultados para organização dos pontos cruciais para crescimento do empreendedor, time e empresa;

  8. Potencial de no mínimo duplicar seu faturamento aplicando as estratégias criadas e sugeridas em conjunto;

  9. Formas para criar um time que funcione, sem que você precise ser o responsável 100% do tempo por tudo, e se sentir massacrado pelo seu próprio sonho.

  10. Parceria profissional focada nas necessidades exclusivas da sua empresa para que cresça e atinja o sucesso que você sempre sonhou.

Ter uma mentora é como ter uma sócia no seu negócio, sem os riscos que uma sociedade envolve.

E aí, depois de todos esses pontos, está pronta para escolher sua mentora de negócios?


Dariane Gatto, sócia fundadora do Instituto Kaz, Kaz Coworking e criadora do Mulheres que Lideram. Atua como Estrategista de Negócios & Mentora para Líderes e Empresários, especialista em gerenciamento de projetos, gestão de mudanças, gestão pública municipal e pós-graduanda em marketing e negócios digitais, master coach, certificada DISC, QEMP, ALPHA, HCMBOK e PMP, com mais de 1000 líderes impactados por seus programas e mais de 100 empresas atendidas para desenvolvimento de seus negócios, sócios e lideranças.

bottom of page